Quando a França adotou o sistema métrico

dezembro 03, 2017


Quando a França adotou o sistema métrico, lá pelos idos de 1790 (sim, justo com a Revolução Francesa!), foi estipulado que seria necessário distribuir "medidores" pela cidade de Paris que permitissem que as pessoas tivessem uma noção clara do que era o tamanho de um metro, do peso de um quilo e da quantidade de um litro. O antigo e impreciso sistema imperial, composto de pés, polegadas e jardas (a distância entre o nariz e a ponta do dedo do rei Henrique I da Inglaterra) estava em vigor havia muitos séculos e a tarefa de ensinar o novo sistema para a população não seria fácil.

Ficou então decidido por uma Convenção Nacional que seriam distribuídas 16 placas de mármore pela capital francesa para facilitar no processo de transição. Além disso, seriam também colocados exemplos de pesos de um quilo e medidas de um litro. Infelizmente, a única destas medidas que restaram nos dias de hoje em Paris foi uma das placas de mármore que mostrava o metro.

Ela está localizada em frente a uma das entradas do Jardin du Luxembourg, no número 36 da rue de Vaugirard (como indicado no mapa abaixo). Ao lado do grande bloco de mármore, uma placa conta a história dos metros de Paris e, mais ao alto, uma inscrição na parede indica a altura de 2 metros.




Posts relacionados

0 comentários