La tarte tropézienne

setembro 12, 2017


A rive gauche é sempre cheia de endereços de butiques de gostosuras e chocolates que fazem qualquer amante dos doces ficar querendo pular de uma loja para a outra. Um deles, menos conhecido dos brasileiros, é a discreta e pequena lojinha "La tarte tropézienne" situada perto do metrô Odéon. É lá o endereço oficial desta iguaria francesa.

A história desta torta é mais do que interessante. Ela foi criada em Saint-Tropez, em 1955, pelo pâtissier Alexandre Micka. O chef, de origem polonesa, chegou à França em 1952 com uma receita de torta ao creme que era da sua avó. Em 1955, Alexandre foi convidado para trabalhar como cozinheiro da equipe do filme "E Deus criou a mulher...", do cineasta Roger Vadim e estrelando a grande coqueluche do momento: a atriz Brigitte Bardot.

A história conta que Bardot se apaixonou pela torta do chef polonês e insistiu que ela ganhasse um nome oficial. Depois de um pequeno debate a atriz sugeriu que a delícia homenageasse a cidade de Saint-Tropez.

Hoje em dia, a tarte tropézienne já entrou para a lista oficial de sobremesas francesas e conta com uma loja própria em Paris e várias outras espalhadas pelo sul da França. A torta, normalmente servida em tamanho família, conta agora com uma versão mini (como a da foto acima), que pode ser degustada na própria lojinha e possui diversos sabores. O preço da unidade é 1,70€ (em 2017).

Informações práticas
La Tarte Tropézienne
3 Rue de Montfaucon, 75006
+33 1 43 29 09 81

Posts relacionados

0 comentários