Uma bela biblioteca em Paris

agosto 11, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Um passeio necessário para os amantes dos livros em Paris é, sem dúvida alguma, a Biblioteca Sainte-Geneviève. Localizada ao lado do Panthéon, no coração do Quartier Latin, a biblioteca foi inaugurada em 1851 com um projeto ambicioso do arquiteto Henri Labrouste e acabou se tornando uma das mais importantes da Europa.

Com quase 2 milhões de documentos em seu catálogo, a imensa e belíssima construção abriga manuscritos preciosos, documentos raros e desenhos e fotografias antigos, além, é claro, de contar com uma enorme coleção de livros. Para os amantes dos filmes, a localização da biblioteca é ideal: ela fica bem ao lado da escadaria onde o personagem Gill, de Meia-Noite em Paris, esperava todas as noites o carro que o levaria para uma viagem no tempo.

A boa notícia é que os curiosos que quiserem conhecer o seu interior tem o direito de fazê-lo. Basta preencher uma ficha de inscrição na entrada e voilà, o acesso está liberado. Só tem uma condição: os visitantes e turistas só podem entrar na biblioteca uma vez ao ano. Afinal de contas, lá ainda é um lugar de estudo!

Bibliothèque Sainte-Geneviève
10 Place du Panthéon
75005 Paris
Tel.: +33 1 44 41 97 97

Posts relacionados

0 comentários