Museu virtual da Torre Eiffel

julho 22, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Você sabia que a Torre Eiffel, foi construída para durar apenas 20 anos e que ela seria, de acordo com o plano inicial, desmontada depois deste tempo? Ou que "A Dama de Ferro", como é conhecida pelos franceses, era a construção mais alta do mundo na época de sua concepção e só perdeu o seu posto mais de 40 anos depois para o (belíssimo) Chrysler Building, em NY? Ou ainda que Gustave Eiffel, mantinha um apartamento/escritório no topo da torre para fazer observações astronômicas e meteorológicas (e eventuais festas para os amigos)?

Todos estes casos e mais outras curiosidades fascinantes sobre o monumento mais visitado do mundo (desde a abertura, ela já foi visitada por mais de 250 milhões de pessoas!) estão disponíveis no recém-lançado Museu Virtual da Torre Eiffel, uma iniciativa do Instituto Cultural do Google, também responsável por projetos como as visitas virtuais do Musée D'Orsay, do British Museum e do Museu da Língua Portuguesa, só para citar alguns.

Além de visuais em 360 graus da vista do terceiro andar da torre, a visita virtual conta com imagens, fotos, projetos e desenhos originais da construção e traz até um áudio de Gustave Eiffel gravado por Thomas Edison. O site é ótimo e vale a visita: além de não ter que ficar na fila enorme para subir a torre, você ainda pode aprender muita coisa sobre o bijou de ferro que se transformou no símbolo da Cidade-Luz.

Posts relacionados

0 comentários