Próxima parada: Serge Gainsbourg

maio 31, 2013

Publicado hoje n'O Globo.




Em 1958, o então jovem Serge Gainsbourg lançou a música Le poinçonneur de Lilas, que se transformaria no seu primeiro grande hit e daria começo a uma carreira brilhante de projeção internacional. A canção fala do cotidiano de um homem que trabalha como perfurador de bilhetes em Lilas, um subúrbio de Paris. Na época, a profissão era muito comum, pois não existiam roletas eletrônicas e eram necessários empregar pessoas para fazer o controle de ticket dos passageiros na entrada das estações.

Acontece que o prefeito de Lilas, aparentemente, é um grande fã de Gainsbourg e fez tudo o que podia e conseguiu o que queria: homenagear seu ídolo e batizar uma nova estação da linha 11 (que, justamente, é a que passa por Lilas) com o nome do grande compositor francês morto em 1991. A parada Lilas-Serge Gainsbourg tem previsão de abertura para 2019 e faz parte do enorme projeto de expansão do metrô parisiense que terminará em 2030.

A ex-mulher do polêmico cantor, Jane Birkin, já deu autorização para o uso do nome e sugeriu que fosse construída uma estátua dele no local. Com isso, Gainsbourg fará parte do seleto time de personalidades que dão nomes a estações em Paris, sendo o primeiro músico a receber tal honraria.



Le poinçonneur des Lilas 1959

Posts relacionados

2 comentários

  1. Como fã do Serge Gainsbourg adorei o post! Fazia um tempo que eu nao ouvia nada sobre ele, merci :-) xxx

    ResponderExcluir
  2. Adorei a homenagem também, Ana! Pena que a estação vai demorar tanto tempo para abrir.

    ResponderExcluir