Mercados em festa!

maio 21, 2013

Publicado hoje, n'O Globo.



Quem já caminhou por Paris e já passou um tempo na Cidade-Luz sabe muito bem: aqui tem mercados e feiras espalhados pela cidade toda. Na verdade, a quantidade é realmente impressionante: segundo o site da prefeitura, somente dentro do contorno da cidade, são 71 mercados a céu aberto e 11 mercados fechados (clicando aqui, você pode ter uma lista com todos os mercados e informações práticas).

Como a minha mãe sempre me falou que a gente só conhece realmente uma cidade e uma cultura quando visita o mercado local, eu sempre fiz questão de visitar estes lugares e, semana que vem, terei um motivo a mais para fazer isso: a festa dos mercados. Este ano, a edição está mais enxuta e a comemoração acontecerá em apenas dois mercados de Paris, mas, ainda assim, promete ser animada. Trazendo um conceito de economizar alimentos e não jogar fora as comidas que podem ser aproveitadas, o evento trará a Disco Soupe, uma festa que tem como objetivo diminuir o desperdício de frutas e vegetais.

A idéia é simples: um grupo de pessoas se reune munidos de alimentos que, normalmente, seriam jogados fora e fazem saladas e sopas ao som de um DJ ou uma banda. No final, eles distribuem os pratos que foram produzidos a preços bem abaixo normal. Um belo esforço para conscientizar as pessoas dos desperdícios que acontecem todos os dias em mercados ao redor do mundo.


DISCO SOUPE on Vimeo.

Sexta, 31 de maio, a partir das 18h
Marché Bourse
Place de la Bourse
75002 Paris

Domingo, 02 de junho, a partir das 11h
Marché Richard Lenoir
Place de la Bastille
75004 Paris

Posts relacionados

0 comentários