sexta-feira, 26 de abril de 2013

Uma noite de projeções

Fui ver ontem um espetáculo de projeções no Hôtel des Invalides. Recomendo muito! Fica até dia 7 de maio.

Clique aqui para ler n'O Globo.




Quem estiver em Paris até o dia 7 de maio não pode perder o espetáculo La Nuit aux Invalides, um show de projeções 3D em um dos imóveis mais bonitos de Paris. O Hôtel des Invalides é um prédio enorme que fica no sétimo arrondissement de Paris, na beirada do rio Sena e, além de ser um monumento maravilhoso, é também onde está a tumba de Napoleão Bonaparte. O gigantesco prédio, que foi originalmente construído com o propósito de ser um hospital para os feridos de guerra, já serviu de hospício, abrigo e convento e, para se ter uma idéia do tamanho, chegou a abrigar 4 mil pessoas.

Hoje em dia, o Invalides é um museu do exército que conta a história militar da França. E é justamente este o foco das projeções que a Nuit aux Invalides propõe: uma breve história das lutas francesas ao longo da história com images espetaculares em um espaço enorme e belíssimo. Criados pelo diretor artístico Bruno Seillier (um especialista na arte de projetar imagens em fachadas de prédios), os vídeos misturam efeitos especiais (como fogos de artifícios que explodem nas paredes), animações, fotos e obras de arte e maravilham o espectador a cada mudança de cena.

A folia visual dura 40 mintutos e é toda contada em francês. É verdade que, em alguns momentos da história, a impressão que dá é que o tom está um pouco patriótico demais, omitindo algumas partes e exagerando outras. Em todo caso, vale a pena ir ver, porque é um espetáculo de arrepiar, mesmo para quem não fala uma palavra de francês.





La Nuit Aux Invalides
Place Vauban
75007 Paris, France
Do dia 18 de abril ao 07 de maio
Entrada normal: 12 euros
Aberto todos os dias, exceto domingo e 1 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...