O Rosa Bonheur

abril 24, 2013

Na dica de hoje n'O Globo, eu contei as minhas impressões sobre a festa da aprovação do casamento homossexual na França e dei uma dica de um bar lindo e delicioso no Buttes Chaumont.

Clique aqui para ler n'O Globo!



O casamento homossexual foi aprovado ontem à tarde, depois de uma assembléia nacional, por volta de 17 horas (hora local), na capital francesa. A reação a este momento histórico pelas ruas de Paris foi menos entusiasmada do que eu imaginaria, mas bastante francesa ainda assim. Enquanto do outro lado do rio uma massa enorme de pessoas se manifestava e protestava em frente ao prédio do governo, do lado de cá do Sena a festa era bem menos numerosa e bem mais pacífica. É claro, era a causa daquele grupo que havia ganhado: a França finalmente deu mais um passo em direção a uma maior igualdade de direitos para os seus cidadãos.

A comemoração reunida em frente à prefeitura do quarto arrondissement de Paris parecia mais um pequeno agrupamento de gente se comparada à outra, mas os gritos de alegria eram frequentes e entusiasmados. Até o prefeito de Paris passou ao lado para ser saudado com palmas pelos poucos que o viram. As ruas do Marais, famoso bairro de Paris onde existe uma imensa concentração de boates e bares gays, estavam cheias como se fosse sábado à noite e, de vez em quando, viam-se grupos de pessoas gritando frases de militância e incentivando o público que se apinhava na porta dos bares.



E para celebrar a aprovação da lei, a dica de hoje é o Rosa Bonheur: um bar que talvez consiga melhor misturar gays e heterossexuais sem ser taxado de nada e permanecendo um ponto super cool da cidade. Localizado dentro do Buttes Chaumont, aquele parque encantado de que já falei aqui, o Rosa divide o fim de semana em duas partes: sábado, a noite hétero, domingo, a noite gay. Em ambos os casos, a chance de ter uma fila impraticável por volta de 19h é imensa, e você pode correr o risco de nem conseguir entrar, portanto, o conselho aqui é chegar cedo, ainda mais para ter qualquer esperança de conseguir uma mesa. O ambiente lá dentro é agradável e a música é alta e animada, mas é o lado de fora (especialmente nos dias de clima bom), com seus bancos de madeira e mesas rústicas, que é interessante. O parque, que já tem uma cara de paraíso, serve como cenário ideal para um drink com amigos em um bar que mais parece uma casa dentro de uma floresta encantada, com luzinhas coloridas, janelonas de vidro e um por do sol no meio da natureza.



Rosa Bonheur
2, allée de la Cascade
75019 Paris
Aberto de quarta a domingo
Tel.: 01 42 00 00 45

Posts relacionados

0 comentários