sexta-feira, 23 de março de 2012

Vincent Delerm et moi

(Publicado hoje no Conexão Paris.)

Vincent Delerm é um dos grandes nomes da nouvelle chanson française e um dos meus favoritos desta nova geração. O cantor, de 35 anos, é filho do célebre escritor Philippe Delerm, cujo livro de contos La Première gorgée de bière et autres plaisirs minuscules, lançado em 1997, vendeu mais de um milhão de exemplares na França.

Vincent apareceu em 2002, com os seu disco Vincent Delerm e logo fez grande sucesso, especialmente por causa da canção Fanny Ardant et moi, em que ele descreve um caso de amor imaginário com a bela atriz Fanny Ardant.

Tive a felicidade de encontrar o vídeo abaixo que mostra Derlerm cantando a música na frente da própria Fanny Ardant pela primeira vez. Reparem como ele está nervoso e ela completamente calma. É divertidíssimo!

(Reparem também no sorriso que ela abre quando ele canta "Je lui parle pas des filles de Jussieu / Elle parle pas trop de Depardieu").



Figura contraditória na França - há os que adoram e os que detestam - Delerm já teve inúmeras paródias feitas na internet pelo seu jeito de cantar conversando e de falar e contar casos durante os shows. Já lançou mais três discos ao longo destes 10 anos de carreira e prepara mais um, ainda sem data para lançamento (sendo o meu favorito, até agora, o Les Piqûres d'Araignée).

Seu último trabalho foi um disco infantil chamado Léonard a une sensibilité de gauche, lançado em 2011 pelo projeto Toto ou Tartare, um braço especializado em lançamentos infantis do excelente selo Tôt ou Tard.

Além disso, Delerm está fazendo turnê pelos palcos franceses com um espetáculo teatral, Memory, que eu recomento muito. Tive a oportunidade de vê-lo em dezembro do ano passado e, mesmo tendo as expectativas bem altas, não me decepcionou nem por um minuto. Para quem quiser saber mais, escrevi um relato do espetáculo aqui: http://blog.soboceudeparis.com/2011/12/o-novo-espetaculo-de-vincent-delerm.html

Seguem abaixo algumas das minhas favoritas:







Bom fim de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...