Les Victoires de la Musique 2012

janeiro 19, 2012

Foram anunciados hoje os indicados ao prêmio Les Victoires de la Musique 2012.

Como eu fiz em 2010 e em 2011 e já virou tradição aqui do blog, seguem abaixo as minhas apostas (ou melhor, torcida) para os vencedores. Os nomes preferidos são aqueles em negrito (e os asteriscos tem as minhas observações pessoais).

Como só consigo opinar em algumas categorias, deixei de fora as outras (em rap, música eletrônica e tal), mas quem quiser ver a lista completa, é só ver clicando aqui.

Um detalhe a ser notado: quando o videoclipe do Julien Doré foi lançado ano passado, eu o comparei ao de Katerine, que ganhou o prêmio de melhor videoclipe em 2011. Será isso um sinal? Será que já posso abandonar meu emprego e virar vidente? Não acredita em mim? Clica aqui e veja você mesmo!

Só saberemos no dia 03 de março, quando ocorrerá a premiação.

Artista Masculino 
Benjamin Biolay
Julien Clerc*
Thomas Dutronc
Hubert-Félix Thiéfaine

*sempre prefiro o Biolay, mas acho que este ano o Julien Clerc vai ganhar. Thomas Dutronc é meu segundo favorito, mas não merece este ano.

Artista Feminino 
Catherine Ringer
Camille
Nolwenn Leroy
Zaz*

*cadê a Coeur de Pirate nesta lista???

Grupo ou Artista revelação (escolha do público)
Brigitte
L
Inna Modja
Orelsan

Grupo ou Artista revelação 
Alexis HK*
Brigitte
Imany
Skip the Use

*não entendi porque Alexis HK está na categoria "artista revelação". Revelação pra quem?

Disco do ano
Camille - "Ilo veyou"
Coeur de Pirate - "Blonde"*
Catherine Ringer - "Ring N' Roll"
Hubert-Félix Thiéfaine - "Suppléments de mensonge"

* Já ganhou! Já ganhou!

Canção do ano
Jean-Louis Aubert - "Puisses-tu"
Camille - "L'étourderie"
Mika - "Elle me dit"
Laurent Voulzy - "Jeanne"

Álbum de rock do ano
Archimède - "Trafalgar"
Izia - "So Much Trouble"*
Keren Ann - "101"
Shaka Ponk - "The Geeks & The Jerkin Socks"

* prefiro a Keren Ann, mas não acho que ela vá ganhar.

Melhor videoclipe
Julien Doré - "Kiss Me Forever"*
Inna Modja - "French Cancan"
Orelsan - "Raelsan"
Vanessa Paradis et -M- - "La Seine"

* ADOREI este clipe. Quer ver de novo? Clica aí embaixo:



Posts relacionados

10 comentários

  1. Algumas perguntas:
    Que negócio é esse de "L" na lista de "Grupo ou Artista revelação"?

    Essa Nolwenn Leroy está na lista por causa da música "La jument de Michao"? Já ouviu?

    ResponderExcluir
  2. A L eu achei bem escolhida pra categoria. Achei o disco dela bem legal.

    Já Nolwenn Leroy eu confesso que, do pouco que ouvi, não gostei. Mas não podemos negar que ela estourou na França em 2011.

    ResponderExcluir
  3. Quem questiona a legitimidade da "L" na lista de "Grupo ou Artista Revelação" deve ter dormido em 2011, e de fato ignora a chuva de elogios que ela recebeu ano passado. E não sabe que a presença dela aí não era mais que evidente! A "L" canta num estilo de chanson clássico que, claro, não agradaria a brasileiros acostumados a ouvir apenas o pop rock americano, mas ela agradou a intelectuais (não se ofendam) como Didier Varrod, que é um grande especialista em música na França. Além de ter sido matéria de capa de importantes publicações no país como a Paris Match de dezembro de 2010, meses antes do álbum ser lançado, tendência que se seguiu ao longo do ano. Como a crítica o povo também gostou da "L" por lembrar a Barbara, uma figura muito querida no país. A prova disso é que o álbum foi "disco de ouro" pouco tempo após o lançamento. Quanto a ele não gostar da Nolwenn, acho que o comentário que ele fez sobre a "L" resume bem a ignorância em que parece estar mergulhado. Aliás como esperado. Quanto a ti não gostar dela também, eu não esperava mesmo que gostasse, porque uma pessoa que aprecia Katerine e Julien Doré, só pode ouvir disso para baixo. Ah, e volta a estudar francês, porque o teu parece estar meio comprometido, a começar pelo título dos teus posts de segunda-feira "chanson de lundi". O correto é "Chanson du Lundi". Por favor não sai mais espalhando estes teus erros de francês por este mundo!

    ResponderExcluir
  4. Bem, sendo bom ou não,ela não devia ter abreviado tanto assim o apelido. Podia ter escolhido algo mais criativo.
    E pare de jogar pedras já que poucos sites se dedicam à música francesa no Brasil. E este é ótimo. Só porque tem algum conhecimento não precisa ser arrogante.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não foi ela que foi arrogante primeiro e sim você que não deveria ter falado sobre algo que não conhece. Uma evidência disso é você não saber que o pseudônimo "L" é uma homenagem à coincidência dessa letra na vida dela: o sobrenome dos avós dela, paternos e maternos começam com esta letra. O nome dela termina em L, em francês. RaphaËLLE". Se o anônimo não tivesse comentado eu mesmo o teria feito.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo(a),

    A primeira coisa que eu gostaria de dizer é que este é um espaço onde não cabem ofensas. Este blog foi criado para discutir música francesa, nada além disso.

    Nunca falei aqui que as minhas opiniões são as corretas, somente sugiro algumas coisas que ouço (e gosto!) e pesquiso bastante para poder fazer deste um blog mais completo e mais informativo.

    Bom, como você levantou muitas questões, vou responder tudo em tópicos.

    1. Antes de mais nada, quando for deixar um comentário desta natureza em qualquer blog, faça a gentileza de assinar o seu nome. Do contrário, você fica parecendo covarde.

    2. Nunca questionei o talento da L. Na verdade, nem ao menos tinha falado dela aqui no blog porque só ouvi o "Initiale" inteiro recentemente.

    3. Sobre Nolween Leroy, Katerine e Julien Doré, bom, isso já cai numa questão de gosto. Porque se for se apoiar na crítica, o assunto fica mais polêmico que este post. Todos três dividem opiniões.

    4. Você me parece se apoiar muito na opinião da crítica. Eu nem te conheço e não vou dizer como você deve levar a sua vida, mas sugiro que tente um dia ouvir um disco sem ler nada sobre ele. É uma experiência libertadora.

    E obrigada pelo conselho, voltarei para a escola de francês assim que as férias acabarem. Neste meio tempo, permaneço chamando assim a Chanson de Lundi porque, embora não seja a forma mais comum, não está errada.

    ResponderExcluir
  7. Achei boa a lista, vou ficar torcendo pelo Doré, Brigitte, Zaz e Camille... Ah, se a Vanessa Paradis ganhar tbm vou ficar feliz!
    Fiquei surpresa que a Nadeah não tenha entrado na lista. Achei que ela ganhou um destaque em 2011 com o 1º álbum, foi a muitos programas franceses e etc. Mas eu sei que grande parte disso é a questão da língua, enfim, como fã acho que seria merecido!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Quando escrevi sobre essa artista apenas queria saber quem era para poder conhecer, já que se você pesquisar no Google em francês "L" vai achar uma infinidade de coisas antes de encontrar sobre a artista. Mas pensaram que escrevi em tom de desprezo. É uma pena... Mas eu entendo,vocês não tem menor idéia de quem eu sou.

    ResponderExcluir