Memory: o novo espetáculo de Delerm

dezembro 07, 2011


Como eu já tinha postado aqui, ontem fui ver Memory, o novo espetáculo de Vincent Delerm.

É a primeira vez que eu vejo Delerm ao vivo e, portanto, estava muito animada e cheia de expectativa. E ele não decepcionou. O espetáculo faz uma temporada este ano no Les Bouffes du Nord, um anfiteatro extremamente charmoso que fica perto da estação de La Chapelle e, embora fique em Paris, parece mais uma máquina do tempo que se transporta à Inglaterra de Shakespeare.

Vincent começa o espetáculo entrando no palco escuro e ele mesmo acende as luzes. Como eu já tinha lido no release, a peça é exatamente o que ela se diz ser: Vincent usa o espetáculo teatral como desculpa para apresentar novas canções.

A peça abre com a voz de Woody Allen que apresenta um personagem envolto por uma nuvem de nostalgia. Provavelmente, a escolha de Woody Allen muito tem a ver com o fato do assunto da peça, a nostalgia, ser exatamente o assunto tratado no último filme do diretor e, se formos pensar bem, com toda a obra dele.

Durante todo o espetáculo, Vincent, no papel do personagem Simon, canta 8 músicas inéditas e, dentre elas, pelo menos 5 são muito boas, melhores do que as que ouvimos no último disco do cantor. Além de cantar, ele dança, conversa, faz críticas, joga tênis, faz malabarismos com bolas de fluor e até anda de bicicleta no palco, sempre acompanhado do multi-instrumentista Macha Mekeïeff Nicolas Mathuriau*. Este último, um tipo de Sancho Pança do personagem Simon, tem papel super importante na apresentação atuando como músico (ele toca cravo, teclado, bateria e xilofone) e coadjuvante das esquetes engraçadas escritas por Delerm.

Vincent fala da vida, fala do amor, fala da França e da vida cotidiana. O espetáculo é doce, comovente e engraçado e, embora eu nem seja tão fã de teatro, saí de lá com um sorriso no rosto. E não é por se tratar de um dos meus preferidos da chanson française, mas sim porque ele apresenta um show verdadeiramente honesto, trazendo o público para o seu mundo e nos fazendo envolver por ele. 

Delerm se apresenta no Les Bouffes du Nord até o dia 30 de dezembro (clique aqui para comprar os ingressos) e, depois, parte em janeiro para outras cidades francesas. O espetáculo já tem datas marcadas até abril do ano que vem. Recomendo.

* Errata: Macha Mekeïeff é colaboradora da peça, e Nicolas Mathuriau é o acompanhante no palco.

Posts relacionados

0 comentários